UNITA RECEBE PROVIMENTO DE PARTICIPAÇÃO ÀS ELEIÇÕES DE 23 DE AGOSTO

UNITA RECEBE PROVIMENTO DE PARTICIPAÇÃO ÀS ELEIÇÕES DE 23 DE AGOSTO

02-06-2017
A candidatura da UNITA às Eleições de 23 de Agosto foi validade esta tarde pelo Plenário de Juízes deste Tribunal. A notificação e entrega do Acórdão que aprova a participação desta formação política às Eleições de 2017, foi feito pelo O Director do Gabinete dos Partidos Políticos, o Dr. Marcy Lopes e  Secretário  judicial, sr. António Calado e recebido pelo Mandatário do Partido, o Dr. José Pedro Cachiungo. 

Com a notificação feita durante a tarde desta quinta-feira, 1 de Junho, a UNITA passa a ser a segunda formação política a merecer o provimento para participar das próximas Eleições. Trata-se da segunda validação apesar da FNLA ter sido o segundo partido a receber seu Acórdão de provimento em virtude de ter aparecido logo às primeiras horas da tarde. 

Reagindo ao Acórdão, o Mandatário da UNITA, Dr José Pedro Cachiungo, visivelmente, com sentimento do dever cumprido passou antes a agradecer ao mesmo tempo que felicitou aos jornalistas pela paciência com que têm vindo a cobrir o processo. De seguida, passou uma mensagem de sossego aos militantes do seu Partido tendo, dirigido, por último, uma palavra de apreço a toda equipa do Tribunal e em especial ao Plenário de Juízes pelo trabalho que culmina com a validação do requerimento da candidatura da UNITA. 

Dos 220 candidatos apresentados pela UNITA, um, no caso, duma senhora foi julgada inelegível por razões amplamente difundidas já que o suporte informático não reconhece o código de barra do seu Cartão Eleitoral. Neste momento, a UNITA conta apenas 219 deputados, de acordo com o Acórdão preferido pelo Tribunal Constitucional. 

O Tribunal Constitucional julgou de acordo com a lei e os dados ou factos inferidos pelo seu Centro de Processamento de Dados

Em resumo, o Mandatário da UNITA apelou para um processo justo em que todos os cidadãos se revejam nele. "Não haverá eleições fora da lei", disse o dirigente da UNITA que é também Deputado à Assembleia Nacional na presente legislatura.


Fonte: Centro de Documentação e Informação.