CASA-CE OFICIALIZA ENTREGA DE CANDIDATURAS

CASA-CE OFICIALIZA ENTREGA DE CANDIDATURAS

13-05-2017

A Convergência Ampla para Salvação de Angola - Coligação Eleitoral formalizou na tarde desta sexta-feira dia 12 de Maio, a sua candidatura às Eleições Gerais de 23 de Agosto do presente ano. 


A Coligação congrega os partidos PADDA-AP, PNSA, PALMA, PPA, BD e PDP-ANA. Tem como Cabeça de Lista, o senhor Abel Chivukuvuku e como Vice-Presidente o Sr. André Mendes de Carvalho. A Coligação conta ainda com os demais Vice-Presidentes em função de cada candidatura individual entre os partidos. Estiveram para além da Mandatária Cezinanda Xavier que é também Vice-Presidente, os senhores Vice-Presidentes Alexandre Sebastião André, Lindo Bernardo Tito e o Secretário Executivo Nacional, Leonel Gomes.


Os membros da CASA-CE foram recebidos pelo Juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional Dr. Caetano de Sousa e o Director do Gabinete dos Partidos Políticos Dr. Marcy Lopes, a quem posteriormente apresentaram as listas de candidatos e apoiantes da Coligação. Na recepção dos documentos estavam o Director do Gabinete dos Partidos Políticos e o Secretário Judicial o Sr. António Calado. 


Após feita a contagem geral no local, constatou-se a existência de 63 pastas contendo os documentos exigidos por lei. Apresentadas as listas pelos Círculos Nacional e Provinciais, os membros integrantes da delegação da CASA-CE visitaram, como tem sido a praxe, o Centro do Processamento de Dados do Tribunal Constitucional onde receberam explicações sobre o modo de funcionamento da área. Neste centro está todo o suporte informático e tecnológico que realiza a avaliação dos documentos apresentados pelos candidatos e cidadãos que subscrevem a candidatura da formação política. 


Depois de um breve encontro com o Venerando Juiz Conselheiro Presidente do Tribunal Constitucional Dr. Rui Ferreira, houve declarações à imprensa por parte da Mandatária da Lista, Dra. Cezinanda Xavier que passou a explicar o que foi abordado com o Juiz Presidente do Tribunal durante o encontro de cortesia. 


À princípio, a entrega da candidatura estava prevista para o dia 15 deste mês, todavia, foi referido que a formalização apenas agora da candidatura deveu-se à realização do Conselho Deliberativo Nacional da Coligação que aconteceu ainda hoje. 


A Vice-Presidente da CASA-CE fez saber durante a entrevista concedida aos jornalistas que a sua formação política conta neste momento com acordos internos que incluem mais dois partidos políticos, designadamente, o Bloco Democrático e PDP-ANA. 


A lista dos candidatos da Coligação conta com 130 efectivos e 45 suplentes pelo Círculo Nacional. Com os demais números que incluem os Círculos Provinciais perfazem-se 220 candidatos a Deputado. De acordo com a Mandatária, ainda estão por conformar alguns nomes que irão aderir definitivamente a lista de convidados para o caro de Deputado. Após a adesão o facto será confirmado durante a fase de suprimento de insuficiências prevista na lei.