Loading…
Notícias

FRONTEIRAS ÉTICAS NA UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO SISTEMA JUDICIAL

O Professor Catedrático, 𝐄𝐭𝐭𝐨𝐫𝐞 𝐌𝐚𝐫𝐢𝐚 𝐋𝐨𝐦𝐛𝐚𝐫𝐝𝐢, especialista em Direito Privado e Direito Empresarial Internacional da Universidade de Florença, profere na segunda-feira, 09 de fevereiro de 2026, uma Aula Magna sobre as “Fronteiras Éticas na Utilização da Inteligência Artificial no Sistema Judiciário Angolano”.

O evento, que será promovido pelo 𝐓𝐫𝐢𝐛𝐮𝐧𝐚𝐥 𝐂𝐨𝐧𝐬𝐭𝐢𝐭𝐮𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥, em parceria com a 𝐔𝐧𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐂𝐚𝐭ó𝐥𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐀𝐧𝐠𝐨𝐥𝐚, realiza-se no Auditório do Edifício de Extensão Universitária da instituição, no Largo das Escolas, e vai  reunir estudantes universitários de diversas áreas.

A iniciativa enquadra-se na Semana da Constituição e tem  como objectivo proporcionar aos participantes bases conceptuais sobre inteligência artificial, bem como  promover uma reflexão crítica sobre os impactos do uso de algoritmos no sistema de justiça.

Ettore Maria Lombardi, com um percurso académico e científico sólido, obteve recentemente uma certificação avançada em Inteligência Artificial pela Oxford Saïd Business School, onde desenvolve investigação sobre o impacto da IA no sistema jurídico europeu. Além de dirigir cursos executivos em Investimento Alternativo e Arte e Direito, possui vasta experiência em estruturas corporativas e no sector bancário, sendo autor de mais de sessenta publicações científicas em revistas especializadas em direito privado, comercial e mercados financeiros.